Ademar Pereira

Eixo 1: compositor, grupos, bandas, instrumentista - violão, instrumentista – bateria, intérprete cantor, crooner, produtor musical
Eixo 2: apresentador, locutor de rádio, produtora cultural

Morador da cidade de Santa Rosa, Ademar Pereira é cantor e compositor brasileiro de música tradicional gaúcha (estilo nativista), com mais de trinta e nove anos de carreira. Aos 16 anos fundou o grupo Os Lendários de Santa Rosa com um grupo de amigos da época, iniciando sua carreira profissional, apresentando-se em bailes e bares regionais. Já na década de 80, participou de diversos festivais do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo os mais importantes da cultura regionalista, tais como Musicanto da cidade de Santa Rosa, Coxilha Nativista da cidade de Cruz Alta, Carijo da Canção Gaúcha da cidade de Palmeira das Missões, dentre outros. Recentemente produziu uma live beneficente, na rede social Youtube, a fim de arrecadar fundos para a APAE do município de Santa Rosa. Também leva sua musicalidade como voluntário no lar de idosos do município e para os enfermos, que encontram-se no hospital Vida e Saúde.

Em 1995, em parceria com Chiquito, Pedro Neves, Elias Resende e outros companheiros, fundaram o Grupo Chiquito e Bordoneio no município de Erechim. Também atuou nos grupos Bando Gaúcho e Grupo Candeeiro.

É atuante no movimento Nativista e compositor, cujas canções foram gravadas por grandes renomes de nossa música regional, como Meio Touro Meio Galo, gravado por João Luiz Correia, Ninguém me viu, gravado por Ivonir Machado, Cheguemo no Baile, gravado pelo Grupo Candieiro, Dalhe Pata, gravado pelo Bando Gaúcho, Namorador, gravado pelo Grupo Cordeona, entre outras.

Dentre suas principais obras, está o disco intitulado “Caminhos”, produzido no ano de 2014 por Érlon Péricles, com participações de Luiz Carlos Borges, Cristiano Quevedo, Érlon Péricles e seu filho Cauhã Pereira. Neste álbum estão reunidos compositores e instrumentistas consagrados do cenário nativista, destacando-se a música intitulada “De Pai para Filho” em homenagem a seu filho Cauhã.

Outra obra importante é o disco intitulado “Essência de vida” produzido no ano de 2017, com Produção de Érlon Péricles e Guilherme Castilhos, com participações de Nilton ferreira, Cristiano Fantinel e Pedro Júnior da Fontoura.

Sua obra mais recente foi lançada no ano de 2019, o DVD “Pó do Pampa”, gravado com participações de Érlon Péricles, Jorge Freitas, Cauhã Pereira e do grupo Os Lendários.

Documentário sobre o artista: https://www.youtube.com/watch?v=1dF5ikEENXc&ab_channel=AdemarPereira

 

Principais prêmios:

Prêmio de música mais popular do 21º Musicanto, do município de Santa Rosa/RS com a canção “Pra quem tem Amigos”

Vencedor do Festival Quarteada da Canção, do município de Santo Cristo/RS

Vencedor do Festival Canto do Jacaquá, do município de São Francisco de Assis/RS.

Vencedor do Festival Quebra Costelas, do município de Santo Augusto/RS

https://wikiarte.org/pg/ademar-pereira/
Celular:
(55) 999425995
Endereço: Rua Sorocaba, 353 – casa – Santa Rosa – RS