OSC (Organização da Sociedade Civil) SEMPRE-VIVA – Entidade proponente
A OSC SEMPRE VIVA nasce em 2018 a partir da necessidade de busca de recursos com vistas a incentivar, fomentar, divulgar, distribuir a produção de conhecimento e de bens e serviços nos segmentos da arte, da cultura, do meio ambiente, da sustentabilidade, da assistência social, da saúde, da educação, do esporte e do turismo.
Em sua carta de ações estão:
- 1ª edição do LUPA – Festival de Videoclipes gaúchos em julho de 2021, financiado pela Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Marcopolo. Com um total de 355 inscrições, teve a participação de 45 municípios gaúchos. Os 30 clipes classificados seguem disponíveis no site https://www.lupafestival.com.br/
- Sexta Básica Cultural – contemplado no Micro Projeto LAB – Edital de seleção interna ao fomento do Circuito de Cultura Popular e Periférica. Este projeto teve como objetivo aquecer a cadeia produtiva da cultura de Santa Rosa através do fomento à comercialização da arte local. Para tanto, foram produzidos catálogos com os produtos disponíveis para venda como CDs, DVDs, livros, quadros e peças artesanais. O público consumidor montava sua “CESTA” de produtos culturais e às SEXTAS recebia seu pedido em domicílio. Os catálogos podem ser acessados No blog https://sextabasicacultural.blogspot.com.
- Sextinha Básica Cultural – Assinatura semestral de livros infantis de escritores locais que chegam à casa dos assinantes com um brinquedo desenvolvido pelas nossas artesãs locais.
- Sexta Básica Cultural Online – Extensão do projeto Sexta Básica Cultural, consistiu de 14 lives realizadas com os artistas locais que fizeram parte dos catálogos.
- Arte em Drágeas – Lives bate-papo com diversos artistas gaúchos sobre arte e cultura desenvolvidas como alternativa ao processo forçado de introspecção social vivido na pandemia.
- ZAORIS – A Lenda do Negrinho do Pastoreio – espetáculo cênico-musical que tem como pano de fundo a obra de João Simões Lopes Neto. Contação de histórias e “cantação” de músicas do cancioneiro gaúcho. Teve sua edição virtual pocket (live) financiada pelo edital nº 01/2020 Universidade Feevale / Sedac RS Financiamento de Projetos Culturais Digitais. Sua segunda edição teve aprovação na LPG do município de Santa Rosa, com 4 apresentações no SESC em setembro de 2024.
- FOTOSÍNTESE – Edição e publicação digital da obra poética e imagética inédita de Fernando Keiber através do financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul através do Fundo de Apoio à Cultura – FAC Digital – e apoio da FEEVALE. O livro digital pode ser encontrado no blog http://fernandokeiber.blogspot.com na página do Flicker www.flickr.com/photos/fernando_keiber e na página do livro no Facebook www.facebook.com/nandukeiber
- Futsal Social Kids – Implantação de núcleos de esporte no contraturno escolar no município de Santa Rosa, para facilitar e democratizar o acesso bem como promover o desenvolvimento motor e a socialização de crianças das escolas públicas do município. Apoiado pela Pró-Esporte RS e realizado nos anos de 2022 e 2023, atendeu 120 crianças de forma gratuita.
- Restauração da obra Homens e Touros de Xico Stockinger – Realizado através de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Pró-Cultura RS no ano de 2022. Seu objeto foi a restauração dos paineis instalados na Praça São Sebastião da cidade de Porto Alegre, no respiradouro do viaduto da Conceição, do escultor Xico Stockinger– um dos principais artistas modernos brasileiros. Também foi realizada a produção de um catálogo virtual de todo o processo do restauro da obra.
- Caminhos de Proust – Realização de uma das maiores exposições sobre a trajetória e o impacto da obra de Marcel Proust na Biblioteca Pública do Estado do RS com parte de um dos mais completos acervos disponíveis sobre Marcel Proust, rememorando cem anos do seu falecimento e a conclusão da primeira etapa das obras de restauração da fachada e interiores da Biblioteca Pública do Estado.
- Concurso de Música do Sala – Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Santa Rosa, consistiu na produção musical e de videoclipes de três músicas de artistas locais.
PATRÍCIA PRESTES KEIBER
Diretora Executiva da OSC Sempre-Viva e coordenadora geral do WIKIARTE.
É cantora, escritora, atriz e produtora cultural de projetos transversais. Graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa pela Unijuí, campus Santa Rosa, cursou o Mestrado em Letras na área de Estudos Literários com a pesquisa Musicanto: uma Representação Poético-Musical da História Sócio-Cultural Latino-Americana na UFSM e se tornou mestre em Docência Universitária pela UTN (Universidad Tecnológica Nacional) de Buenos Aires.
Como artista, defendeu músicas em diversos festivais, dentre eles o Festival de Composição do SESI e o 27º Musicanto. Produziu diversos espetáculos próprios, como “A (In)Consciência da Loucura”, e com parceiros, como “Santas Profanas” e “Zaoris Pocket: A Lenda do Negrinho do Pastoreio”. Integrou a banda Ghetto e o Duo Acústico Retrô. Participou como cantora convidada de diversos espetáculos e eventos como o Natal Luz de Gramado, Show do Grupo Americanto, show da cantora uruguaia Ana Prada, shows da Orquestra Jovem de Santa Rosa. Atuou como jurada em festivais estudantis. É fundadora e diretora executiva da OSC Sempre-Viva.
Como educadora, desenvolveu vários projetos culturais ao longo de sua atuação como professora de língua inglesa como a “1ª Exposição de Arte Interativa da Fisk Santa Rosa”, a “1ª Noite Cultural da Fisk Santa Rosa”, entre vários outros projetos internacionais.
FERNANDO KEIBER – Produção Executiva do WIKIARTE
Músico, ator, compositor, produtor cultural e professor de música. Formado em Música pela Universidade Federal de Pelotas. Tem formação em teoria e composição, leitura e transposição e história da música pelo Conservatório Municipal de Pelotas. Proprietário e sócio de diversas escolas de música, como a Escola Recital e o CEM de Santa Rosa, a Fuga na cidade de Porto Alegre. É compositor, possui discos gravados com a sua Banda Bife de Búfalo e outros de produção independente. Ganhou o prêmio de Música mais Popular no 25º Musicanto e, como jurado, participou de diversos festivais do Rio Grande do Sul, tendo sido um dos jurados da 16ª edição do Musicanto Sul-Americano de Nativismo. É proprietário da empresa Gaia Produção Cultural da qual o estúdio Sala de Música Gaia é um dos braços. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural, como titular na Setorial de Instituições Culturais Não Governamentais OSCs – ONGs, e é Diretor Administrativo e Financeiro da Organização da Sociedade Civil Sempre-Viva.
FABIANE PADILHA – Assessoria contábil
FERNANDO SALING – Adaptação e manutenção da plataforma virtual WIKIARTE
https://www.sitioeletronico.com/
https://www.fernandosaling.com/
VALDER VALEIRÃO – Identidade visual e criação de peças gráficas
BRUNA PAULIM – Assessoria de imprensa
https://www.facebook.com/BrunaPaulinAssessoriaDeFlorEmFlor
https://www.brunapaulin.com
Instagram @assessoriadefloremflor
GISELE OLIVEIRA – Comunicação visual e coordenação de redes sociais
EMÍLIA LISBOA – Assessoria administrativa e executiva
https://www.instagram.com/mi_lisboa00/
ARIEL KEIBER – Assessoria administrativa e executiva
https://www.instagram.com/c_keiberr/
EQUIPE MIL PALAVRAS – Assessoria em acessibilidade cultural
ALICE SCHWARTZ
LETÍCIA SCHWARTZ
GABRIEL AQUINO
https://www.milpalavras.net.br/
https://www.instagram.com/milpalavras_ac/